sexta-feira, 1 de julho de 2011

A reação após o diagnóstico

E agora? Quais são os próximos passos?
“O Câncer de Ovário é muito difícil de ser diagnosticado, pois os sintomas são abdominais e como no meu caso, muitas vezes é confundido como algum problema intestinal”.
Chaguinha, meu companheiro,meu marido, meu amor.. me deu a notícia e eu reagi bem, depois desabei... um turbilhão de pensamentos vinham a minha mente... e agora? Quanto tempo terei?
Voltei ao consultório de Dr. José Fernandes e o mesmo me deu as orientações e os passos a seguir. Fui encaminhada para uma ginecologista em Natal, Dra. Arianne. Os dias que passei em casa recebi muitas visitas, amigos, pessoas que mal tinha contato vieram prestar sua solidariedade, isso foi muito importante para mim, sentia-me querida! Os dias iam se passando e a angustia tomava conta de mim, tentei ser forte, mas os pensamentos vinham. Um dia, quando tomava banho, lavava os cabelos e me deparei pensando quando iam cair... Ia passar um bom tempo sem lavá-los de novo...
Vim para Natal, sempre acompanhada de Chaguinha, que foi essencial para mim... apoio, firmeza! Ao chegar no consultório de Dra. Arianne, a surpresa, tinha que fazer uma nova cirurgia, pois a primeira não tinha sido completa. Cai! Desabei... Ela nos explicou os procedimentos e me deu uma relação de exames que teria de fazer, risco cirúrgico, inclusive, a danada da colonoscopia. Quando fui fazer a colonoscopia tive uma parada cardíaca, e ai veio uma suspeita de tumorização retal-intestinal. Fui para mais uma cirurgia de urgência...
(Continua...)

Ontem, dia 30 de Junho, fui à Liga mostrar meus exames. Hemograma e a Tomografia que fiz na segunda-feira. Fiquei no salão de espera e muitas coisas se passavam em minha cabeça. Como cheguei ali? Hoje eu estava só. Por um lado isso é bom, pensei, pois significa que estou bem. Por outro lado, bate a velha insegurança... Passei a observar as pessoas que passavam por ali, olhava as que estavam ao meu lado e pensava... Quem somos nós? Cada um com um problema diferente, maior ou menor do que o meu, mas que pode ser resolvido pelo médico dos médicos. Pensei muitas coisas... Na minhas filhas, meu marido, minhas irmãs, meus amigos, na minha gata “Mimosa” que está lá no sítio, bateu uma saudade da bichinha... Fui atendida às 11 horas e depois de um mês Dr. Rodrigo me parabenizou a primeira vez por minha imunidade ter subido e a minha aflição maior, a tomografia: Ótimo resultado! Não foi diagnosticado mais tumores, apenas uma aderência na cirurgia e um pouco de hérnia. Fui internada ao meio dia para a última sessão de quimio. Iglê, minha irmã, veio ficar comigo. Passamos uma tarde de alegria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário