terça-feira, 30 de agosto de 2011

Família


Quero escrever hoje sobre Família...
Qual é a importância da sua, da minha família? Não temos como medir o amor não se tem como medir a importância dos nossos amores, das nossas emoções... Não temos como medir a importância da estrutura familiar, da amizade entre os entes da nossa família, do amor entre pai, mãe, filhos, irmãos...
Tentar viver em cumplicidade com os nossos, criando e construindo alicerces seguros para enfrentar as batalhas impostas pela VIDA é o melhor que podemos fazer para nós mesmos. São sementes que plantamos e temos que regá-las e cuidá-las ao longo da nossa existência aqui na terra, pois um dia, podemos precisar colher frutos... E estes frutos devem estar no ponto certo, madurinhos...
Tenho meus defeitos, aliás, todos têm, mas tenho também minhas virtudes, como todos também.... Acredito na importância da união familiar e resolvi hoje escrever a esse respeito. Não pense que vou dar receituário ou prescrição de acertar, de se ter uma família equilibrada... Não tenho capacidade para isso, mas acho que acertei!
Sim! Acertei em cultivar dentro do meu lar o amor. Um amor Ágape – incondicional! Amor de Pai, Amor de Mãe, Amor de filhos... Respeito e carinho... Cumplicidade e confiança... Harmonia e zelo uns pelos outros.
Não que nós  tenhamos desafetos, todos têm... Mas acima de tudo, temos temor a Deus! Cada um na sua capacidade de amar, na sua simplicidade de orar... Quando falo do “temor a Deus”, não me refiro a um temor de medo a um Deus impiedoso, vingativo... Refiro-me ao temor da obediência, em saber e ensinar aos filhos que somos família através do amor do Pai. Falo de um Deus amigo, fiel, companheiro, compreensivo. Falo e conheço um Deus de infinito amor pelos seus filhos.
Que nós, pais, cultivemos em nossos lares a comunicação dialogando com os nossos filhos, fazendo-nos presentes; a compreensão, escutando mais os problemas enfrentados pelos adolescentes, nos fazendo crianças junto com eles, participando ativamente de seu universo, seu mundo, sua jovialidade... Sabendo e interpretando seus anseios e seus desejos na medida certa, como um remedinho oferecendo  segurança, um porto seguro nas horas difíceis.
Que a mentira não entre em nosso lar. Que a confiança seja mútua. Não precisamos ser heróis com super poderes, apenas que sejamos humildes e que compreendamos o universo hoje tão globalizado, tão extenso, tão atrativo aos olhos humanos sem que percamos a essência da simplicidade.
Que os filhos aprendam a buscar a Deus, colocá-lo em suas vidas e isso, podemos ensinar através do exemplo... Lembro como minha mãe me pegava pela mão e me levava à Igreja... Hoje faço isso com minhas filhas... Que fique na memória delas este legado... Buscar a Deus. Não importa a denominação religiosa, o credo, a igreja... A essência está na busca incessante pelo ser supremo, Deus.
E como diz Padre Zezinho...
“Que marido e mulher tenham força de amar sem medida,
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão,
Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!”

Salmo 127
Felizes os que temem o Senhor,
Os que andam em seus caminhos.
Poderás viver, então, do trabalho de tuas mãos,
Serás feliz e terás bem-estar.
Tua mulher será em teu lar
Como uma vinha fecunda.
Teus filhos em torno à tua mesa serão como brotos de oliveira.
Assim será abençoado aquele que teme o senhor.
De Sião te abençoe o Senhor
Para que em todos os dias de tua vida
Gozes da prosperidade de Jerusalém,
Para que possas ver os filhos dos teus filhos.
Reine a paz em Israel!

3 comentários:

  1. Acredito que a família são os laços que escolhemos quando viemos à Terra cumprir com nossa missão e aprendizados. Quando há desafetos é porque temos que ajustá-los... Mas quando insistimos no amor, dia após dia, criamos laços mais fortes, prontos pra enfrentar as batalhas da vida. Cada ser, com sua individualidade, encontra carinho e compreensão naqueles com quem tem afinidade. Nos afastamos dos nosso entes queridos quando não tentamos compreendê-los. E o amor nos torna capazes de possuir compreensão e dicernimento, e, principalmente, solidariedade para que saibamos atender às necessidades um do outro. Enfim, tudo parte do amor. O amor tudo pode, tudo cura. Sua família é linda! É com muita alegria que vejo você de volta ao lugar que tanto ama... Parabéns pela vitória!

    ResponderExcluir
  2. Estou tão filósofa, vou postar esse comentário no facebook... hauehuaheuhaue

    ResponderExcluir
  3. Rendo infinitas graças a DEUS, pelo presente de ter te abraçado , na Santa Missa no domingo, 28 de agosto! E o mais bacana de tudo isso, foi também abraçar o seu belo esposo... Na verdae, querida, " família é tudo de bom!" Fica na PAZ!

    ResponderExcluir